A Microsoft e o novo Edge Chromium

Hoje será lançado o novo navegador Edge da Microsoft. E por que eu decidi dar uma chance a ele?

tela do edge chromium

Primeiro, sou um usuário do Chrome, e o novo Edge é baseado no Chromium – que é a base de código aberto do Chrome. E quem utiliza o Chromium? Praticamente todos os navegadores, com exceção do Firefox. Os clássicos Opera e Safari já se renderem ao Chromium, além dos mais recentes Brave e Vivaldi. Manter e desenvolver um navegador custa e o Chromium é a resposta acessível para essa tarefa.

Segundo, já fui adepto e defensor do Firefox. Mas após inúmeros problemas e, principalmente, falta de um bom navegador mobile (até hoje), me rendi ao Chrome. No entanto, ao fazer isso, me entreguei quase que completamente ao Google. Por não querer isso, sempre ansiei em sair das garras do Google.

A Microsoft parou de enrolar seus clientes e passou a entregar soluções que realmente agregam valor.

Mas a principal razão para dar uma chance ao novo Edge é a nova filosofia da Microsoft. Se antes ela era a empresa mais odiada pelos programadores, com a chegada do atual CEO, Satya Nadella, a Microsoft passou a ser a queridinha. O novo CEO cortou projetos fracassados (Windows Phone – meu Deus!), adotou uma política de inclusão – todos os novos softwares deverão ter uma versão para Linux e Mac – e apostou no futuro, a nuvem.

Enfim, a Microsoft parou de enrolar seus clientes e passou a entregar soluções que realmente agregam valor.

Os profissionais de TI são o novo público-alvo da Microsoft e a nuvem é o seu objetivo. Há alguns anos ela adquiriu o Linkedin e depois o Github. A sua ferramenta Microsoft Teams, ferramenta de comunicação que substitui o e-mail, ultrapassou o Slack em usuários. E, por último, ela está investindo todas as fichas no Azure, sua plataforma de nuvem (com um crescimento em 2019 que incomodou a Amazon, líder do setor).

Não existem inocentes nessa indústria. O Google não é mau e a Microsoft boazinha. Mas quanto mais conseguirmos fragmentar nossas informações, e não as entregar a apenas uma empresa, melhor.

Atualização em 23/01/2020: estou gostando do novo Edge Chromium. Mas o app para android ainda está aquém – sem integração 100% e com vídeos travando.

Default image
Luiz Lopes
Luiz Lopes é designer e desenvolvedor WordPress. Em 2017 fundou a Branode, empresa que fornece suporte e hospedagem de nível empresarial para sites WordPress.
Leave a Reply